Escola A Mão Cooperadora
Unidade Jardim Aeroporto
Educando com Excelência
HISTÓRIA
Como um dos frutos do intenso trabalho das Obras Sociais em 13 de abril de 1992 foi inaugurado o Semi-internato no Bairro Jardim Aeroporto. Inicialmente com duas turmas (manhã e tarde) onde funcionava também o refeitório, em média 60 crianças atendidas. Um ano depois um grupo da igreja da Alemanha com doações da família HANBORS construiu o outro pavilhão com duas salas de aula, banheiros e área. As atividades foram ampliadas passando a ofertar também educação formal com a criação da Escola de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries (na época como Anexo da Escola da A Mão Cooperadora Unidade Bela Vista, localizada na 11ª Rua, bairro Bela Vista), em parceria com a rede pública de ensino, através de convênio com a Prefeitura. Em suas dependências funcionaram ao mesmo tempo o Semi-internato Cemic (Centro Educacional do Menor Integrado a Comunidade) e a Escola.
O CEMIC em parceria com a escola funcionava como um semi-internato, onde as crianças e adolescentes passavam todo o dia em atividades de reforço escolar, recreação, tomavam banho, tinham café, almoço e o lanhe da tarde. Assim aquele público que participava tanto da escola quanto do CEMIC tinha uma educação integral ofertada graças à parceria com a rede pública de ensino.
Nos primeiros anos de funcionamento Escola e CEMIC tiveram por responsável legal a Sra Rosely Rose Teixeira (Diretora da Escola A Mão Cooperadora unidade Bela Vista.
A Escola iniciou suas atividades atendendo 60 crianças distribuídas na Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental, sob a coordenação de uma professora responsável, a Sra. Diana Gomes Paiva. As primeiras professoras: Maria José (atualmente ACS do bairro), Vitorina Gomes do Lago e Diana Paiva. Cozinheira “tia” Erimilta F. Paiva.
Em 1993 a Sra. Ilza da Costa assumiu a coordenação como professora responsável. Em 1995 ampliou-se novamente suas instalações e passou a atender crianças até a 4ª série do Ensino Fundamental.
Nos seus primeiros anos de existência, a Escola contou com o apoio na área social da Sra. Alice Kunkel, missionária alemã que trabalhou especialmente fazendo o acompanhamento às famílias atendidas através da visitação e uma programação na igreja denominada Sociedade Feminina.
Em 1996 a professora Ilza ausentou-se da coordenação retornando em 1997. Durante o período de sua ausência a professora Lárri Behringer assumiu a direção do trabalho.
Em 2003 a escola passou a ter uma Unidade Executora com a criação da Associação de Pais e Mestres (APM), o que possibilitou o recebimento de recursos do Governo Federal diretamente para aprimorar a oferta do ensino no estabelecimento.
Com a reformulação no CEMIC, ocorrida em 2008, tendo o nome mudado para “Projeto Bem-te-vi”, a refeição principal (almoço) deixou de ser oferecida aos alunos, permanecendo o reforço escolar, recreação e cursos no contra turno escolar.
No ano de 2009 com a realização da primeira eleição para diretor nas escolas do município novamente a professora Ilza Costa assumiu a direção da escola agora eleita pela comunidade através do processo democrático. Permanecendo no período de 2009 a 2013. De 2014 a 2017 a escola passou para a direção da professora Sandra Nogueira Leite.
No ano de 2017, por meio de processo eleitoral, a comunidade escolar elegeu a professora Ilza da Costa Oliveira para conduzir a gestão escolar desta unidade de ensino para o biênio 2018 a 2019. Em 2019 em novo processo eleitoral a professora Ilza foi reeleita para a direção escolar para o período de 2020 a 2021. Sob a direção da Professora Ilza da Costa Oliveira, secretária escolar Gilcélia Mota Reis e Técnica Educacional Cleide Aparecida da Silva, a Escola A Mão Cooperadora III, conta com o quadro de 29 funcionários para atender 379 alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ainda em 2021, responde por uma turma de 1º ano que funciona como anexo no Centro de Educação Infantil Hanna Stella com 26 alunos.
A Escola conta com o grande apoio do Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora, uma iniciativa das Obras Sociais e Educacionais da Igreja de Deus na Amazônia atendendo no contra turno 46 crianças com projetos de reforço escolar, projetos de leitura, esporte e recreação.
Com a missão de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes de transformação, a Escola A Mão Cooperadora Unidade jardim Aeroporto completou 29 anos de trabalho prestado à comunidade itaitubense.
Com a novo modelo de administração interna, A Mão Cooperadora transferiu a gestão de suas unidades escolares para a Igreja local e no bairro Jardim Aeroporto está sob a responsabilidade do casal pastora Daniel e Rosilene Alencar permitindo um apoio maior e mais direto às suas necessidades.
Oferece uma educação com valores visando o desenvolvimento integral das potencialidades de seu alunado. Por esse motivo tem se mantido nos últimos anos acima da média estabelecida pelo Ministério da Educação, através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Escola Básica).
Quem Somos
VISÃO
Ser reconhecida como uma escola de qualidade onde o ensino e a aprendizagem acontecem de fato considerando princípios da palavra de Deus, que devem ser reconhecidos e praticados.
MISSÃO
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes de transformação na realidade onde estão inseridos. Partindo do princípio de que DEUS é Soberano e de que na busca por conhecer Sua palavra, o homem encontra sentido da sua existência, apreende e transmite valores de paz, respeito e amor ao próximo.
VALORES
Preservar os Valores Cristãos, manter postura ética e moral, cultivar solidariedade; respeito, compromisso e valorização.
Atividades
Os alunos, além das aulas regulares, têm a oportunidade de participar de diversas atividades complementares como forma de enriquecimento das atividades pedagógicas as quais contribuem para o desenvolvimento pleno de cada educando.
Ciências e
Cultura
Civismo
Projeto Quem Ama
Educa
Programa Tempo
de Aprender
Escola de Menino
Escola de Menina
Plantão
Pedagógico
Atividade de Reforço
Escolar
Atividades lúdicas e
expositivas
Espaço Físico
A Escola A Mão Cooperadora Unidade jardim Aeroporto detém uma estrutura física apropriada para atender crianças de 1º ao 5º ano com segurança e comodidade. Os espaços contam com acessibilidade passarelas espaçosas e rampas para cadeirantes
Possui salas de aula climatizadas, pátio amplo para recreação, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha, depósitos, sala dos professores, sala de Leitura, sala de Música, Sala de Vídeo, banheiros (masculinos e femininos), biblioteca além das salas onde funcionam as atividades do Projeto Socioeducativo.
Nossa Equipe
A Escola A Mão Cooperadora unidade Jardim Aeroporto é referência no município de Itaituba e em toda região sendo reconhecida pelo trabalho de excelência que desenvolve na educação. Sempre procurando ofertar um ensino de qualidade com foco no desenvolvimento integral do aluno e de suas potencialidades.
É composta por uma equipe de profissionais qualificados, comprometidos com uma educação de excelência.
Localização - Escola A Mão Cooperadora
Unidade Jardim Aeroporto
3ª rua s/n - Bairro Jardim aeroporto - Itaituba - Pará
Escola A Mão Cooperadora
Educando com Excelência
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
Provérbios 22-6
PARCEIROS
LOCALIZAÇÃO
3º rua, S/N
Bairro Jardim Aeroporto
Itaituba-Pará - Brasil
Site: www.amcamazonia.com
E-mail: escolaamc1993@gmail.com
FALE CONOSCO
Secretaria
(93) 99186 1512
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Segunda a Sexta
07h:30 - 11h:30
14h:00 -18h:00