SOCIO-EDUCATIONAL PROJECT A HAND COOPERATOR
Educating for the Future
STORY
O Projeto Socioeducatio da “A Mão Cooperadora na Amazônia” teve sua origem na década de 80 quando Em agosto foi inaugurado o primeiro Semi-internato, na época conhecido como CEMIC - Centro do Menor Integrado A Comunidade, localizado na 11ª. Rua, Bairro Bela Vista com a capacidade de atendimento para cento e vinte (120) crianças. Em parceria com Kinderhilfswerk Global Care entidade com sede na cidade de Fritzlar na Alemanha atendia crianças oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social provocada pela corrida do ouro na região.
As crianças recebiam educação formal por reforço escolar além de várias atividades voltadas para o seu desenvolvimento e preparo profissional. Em 1985, em razão da necessidade de reorganização, todas as atividades escolares passaram a ocupar o prédio da 11ª rua do Bairro Bela Vista e as atividades socioeducativas ficaram concentradas no prédio da Unidade II, localizado na 23ª Rua do Bairro Bom Remédio. Anos mais tarde,1991, foi inaugurado o semi-iternato no Bairro jardim Aeroporto que ampliou suas atividades para ofertar também educação formal com a criação da Escola de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries em parceria com a prefeitura municipal de Itaituba através da Secretária municipal de Educação.
Em 2008 com a cedência também do prédio da 23ª rua para secretaria de Educação do Município, o semi-internato teve suas atividades transferidas para as antigas Casas Lares sofrendo modificações em sua estrutura e funcionamento passando a se chamar “Projeto Bem-Te-Vi”. Atuando no atendimento às famílias carentes do município proporcionando às crianças e adolescentes atividades ligadas a educação Cristã, reforço escolar e cursos profissionalizantes. Leva o nome de um pássaro que é conhecido pelo seu belíssimo canto e que tem um importante papel na dispersão de sementes: “semear bênçãos enviadas por Deus, sementes valiosas no processo de construção da cidadania”.
As ações desenvolvidas pelo Projeto contribuíram de forma positiva ajudando a amenizar o sofrimento de muitos meninos e meninas, garantindo-lhes assim uma educação de qualidade, novas oportunidades e a formação do indivíduo enquanto cidadão através da valorização de seus direitos.
Devido a necessidade de reorganização interna em sua estrutura administrativa no modelo de gerenciamento das Obras Sociais e Educacionais da Igreja de Deus no Brasil em Itaituba, criou-se, em 2010, A Mão Cooperadora na Amazônia, e desse modo, visando a estruturação das atividades realizadas pelo projeto social, alguns anos mais tarde recebeu nova denominação passando a se chamar “Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora”
OBJETIVO
O Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora tem como objetivo promover a integração do menor à sociedade por meio de ações socioeducativas O Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora tem como objetivo promover a integração do menor à sociedade por meio de ações socioeducativas contribuindo para o desenvolvimento das pessoas atendidas por meio de cursos que vão desde a formação básica do cidadão (área cultural, valores cristãos, morais, éticos e sociais) até a formação profissional de adolescentes, jovens e seus respectivos responsáveis, oportunizando a esses uma experiência inovadora e acesso ao mercado de trabalho e à sociedade a existência de profissionais qualificados para o desenvolvimento de suas atividades laborais. Objetiva-se ainda por meio de cursos, palestras e rodas de conversa agregar valor à mão de obra local, ofertando subsídios para o melhoramento das atividades laborais dos atendidos
PÚBLICO ALVO
Atualmente o Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora atende cerca de 208 crianças nas unidades dos bairros Bom Remédio e Jardim Aeroporto as quais ingressam a partir de 06 (seis) anos de idade.
Um número expressivo de pessoas procuram diariamente as dependências do Projeto Socioeducativo para conseguir uma vaga junto à instituição, logo, quando surgem candidatos já é feita uma entrevista prévia para averiguação da situação familiar. Inicialmente, por meio desta conversa já acontece uma pré-seleção dos casos que se encaixam no perfil de atendimento. Posteriormente a pessoa responsável pela família passa por uma entrevista com a assistente social que ao dar parecer favorável a encaminha para a atendente familiar que faz a conciliação da história contada e a constatação da realidade. Para esse processo seletivo é considerado como critério para admissão a situação socioeconômica, a situação familiar de risco e a situação de orfandade da criança. Feita a seleção, as crianças são chamadas para a matrícula e apadrinhamento por uma família da Alemanha através da Kinderhilfswerk.
AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS
Criado para complementar a educação agregando qualidade às crianças e adolescentes no contra turno da escola, o Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora desenvolve um mosaico de atividades lúdicas, artísticas e esportivas, além de atividades de iniciativa ao preparo e formação profissional nas áreas de informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional (DPP) abordando temas como visão de mundo, projeto de vida, marketing pessoal, mercado de trabalho, elaboração de currículo, entrevista de emprego e planejamento financeiro pessoal. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades, para a ampliação do universo cultural e de convivência na perspectiva da inclusão social, visando à formação integral do atendido como ser pensante e transformador na sociedade, buscando sempre o exercício pleno de suas potencialidades e de sua cidadania.
OFICINAS
As necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos são as mais variadas possíveis, por esse motivo o projeto trabalha de forma a priorizar os conteúdos e habilidades necessários à aquisição de conhecimentos em todas as áreas através de atividades de leitura, produção oral e escrita, resolução de problemas, cálculos e o desenvolvimento de valores e hábitos necessários à aprendizagem. Desenvolve atividades de incentivo a arte dando forma à experiência e valores humanos e dessa forma possibilitando ao atendido o conhecimento de si e sua capacidade de criação. Nesse sentido, o projeto desenvolve curso nas áreas de música e dança.
NOSSO ESPAÇO
Ao longo dos últimos anos o projeto Social vem passando por reestruturação tanto nas atividades ofertadas, na organização administrativa, quanto em sua estrutura física visando a consolidação de sua atuação na comunidade e uma qualidade maior do serviço.
Hoje conta com um espaço físico moderno, amplo e acolhedor para melhor atendimento e comodidade dos estudantes e de toda a comunidade.
PREPARO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Preocupada com o futuro, a Mão Cooperadora através do Projeto Socioeducativo, busca oferta atividades que proporcionem o preparo e a formação profissional dos adolescentes e jovens da comunidade a qual está inserida. Dentre tais atividades, destaca-se:
-
Cursos na área de música – aulas de violão a partir de 10 anos
-
Cursos na área de informática básico e avançado a partir de 10 anos – Para ingressar no curso de curso de designer existe o pré-requisito é que o atendido tenha concluído os níveis básico e avançado do curso de informática)
-
Cursos na área de dança, para todas as idades
-
Cursos na área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (DPP) abordando temas como visão de mundo, projeto de vida, marketing pessoal, mercado de trabalho, elaboração de currículo, entrevista de emprego e planejamento financeiro pessoal. Para a s idades de 13 anos.
-
Programa Jovem Aprendiz para as idades de 14 a 24 anos.
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
Escolher a profissão que se quer exercer para o resto da vida, nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, jovens e até mesmo adultos precisam de uma orientação especializada para definir o caminho a ser seguido, pensando nisso e preocupada com o futuro e o desenvolvimento profissional dos adolescentes e jovens, A Mão cooperadora na Amazônia, ao longo de sua atuação no município de Itaituba busca ofertar uma gama de atividades de iniciativa ao preparo e formação profissional dos adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Socioeducativo.
Com esse mesmo pensamento de preocupação com o futuro dos jovens e adolescentes é que em 2020 buscou implementar o PROGRAMA JOVEM APRENDIZ em parceria com a RNA- Rede Nacional de Aprendizagem desenvolvido pela ONG VIVA LAGOS "um programa de aprendizagem profissional baseado na lei 10.097/00, que prepara os jovens para o mercado de trabalho, mas acima de tudo se tornarem cidadãos cientes dos seus direitos e deveres junto a sociedade. Empoderá-los e inspirá-los a construírem um projeto de vida é a grande meta do programa. Essa ação facilita às empresas de médio e grande porte se adequarem às exigências da lei. O objetivo maior do programa Jovem Aprendiz é formar jovens com qualificação profissional e consciência cidadã, incentivando ainda a dedicação aos estudos. É uma maneira de afastá-los da ociosidade, violência e das drogas e aproximá-los do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que as empresas cumprem a lei e desempenham um importante papel na sociedade".
Em 12 de agosto de 2020 A Mão Cooperadora recebeu do Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Emprego e Renda a certificação como “Entidade formadora” e em 15 de setembro foi autorizado o primeiro curso de “Auxiliar Administrativo”. Os trabalhos voltados para a implantação e execução do “Programa Jovem Aprendiz” somente passou a ser divulgado pelo Projeto Socioeducativo A Mão Cooperadora a partir de dezembro de 2020, através dos meios de comunicação para divulgar à sociedade e às empresas interessadas a implantação do Programa na cidade, visto que até então o referido Programa era desenvolvido somente por meio de aulas EAD e por Entidades fora do Município. Para esta fase a TV Tapajoara tornou-se uma grande parceira da Instituição.
Além da divulgação nos meios de comunicação, realizou-se agendamentos de visitas com os principais órgãos e entidades que demandassem interesse e conhecimento sobre o programa, como: Promotoria Pública – Dr. Ítalo, Associação Comercial – Sra. Irma, Câmara dos dirigentes Lojistas – Sra. Cleris, Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade – Sra. Karla Santos, SINE – Helkia Portela, dentre outros.
Com a necessidade de avanço, divulgação e apoio, passou-se então a visitar Escritórios de contabilidade de grande influência na comunidade, dentre os quais pode-se citar; Zadoque contabilidade – Zadoque, SEAP – Ivoneide, Magnum Contabilidade – Magno e outros. Por fim e constantemente, tem sido feito visitas aos empresários itaitubenses, bem como também aos bancos e demais instituições/empresas que demandem algum tipo de informação (algumas por acionamento da própria empresa).
Como resultado da divulgação, firmamos contrato de adesão com empresa Tradição Supermercado para 4 (quatro) contratos com aprendizes. Além dessa, a própria instituição A Mão Cooperadora na Amazônia também absorveu 3 aprendizes, para atuarem na Clínica Betel e no próprio Projeto Socioeducativo. A Partir de então, deu-se início à primeira turma de Jovens no dia 08 de fevereiro de 2021. Na semana seguinte firmou-se novo contrato de adesão com a empresa V F Gomes Construtora e tão logo, no dia 15 de fevereiro de 2021 acrescentou-se mais 6 (seis) jovens ao Programa. Além dessas, novas empresas como METRABI e Lojas Americanas foram aderindo ao Programa e novos processo de negociação tem se estabelecido com as seguintes empresas Cartório do 1° ofício, Posto Aldo - km 30, Hidrovias do Brasil, Unitapajós e Bertoline.
Com o lema “OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES” o Programa Jovem Aprendiz proporciona para o jovem participante circunstância que favorece sua inserção no mundo do trabalho por meio de aprendizado assistido, condição essa que lhe possibilita grandes conquistas na sua vida laboral, e para a “A Mão Cooperadora” é gratificante poder impactar a vida dos adolescentes e jovens e dessa forma contribuir para sua formação profissional para escolhas mais conscientes e preparadas para o seu futuro enquanto cidadão.
ATENDIMENTO FAMILIAR
As atividades ofertadas também se estendem às famílias, visando proporcionar condições de sustentabilidade e maiores oportunidades de trabalho.
COLABORADORES
O Projeto Socioeducativo da A Mão Cooperadora has a great importance in Itaitubense society and throughout the region, hundreds of families had their lives transformed by the work that was developed over the four decades of its existence.
All the success of our work is due to the commitment of the teams of professionals who throughout this time have dedicated their lives to serving.
A melhor equipe de profissionais qualificados , committed, motivated and concerned with the integral formation of the students.
OUR ACTIVITIES
O Projeto Socioeducativo A Mão Cooperator concerned with creating conditions that provide the full development of its students, it offers a range of activities that aim to explore all their potential. Discipline, Attention, teamwork... These and many other incredible skills, for the construction of conscious and active citizens in the community, are developed through the activities offered.
Discover Our Activities
fun learning
school reinforcement
Computing
perfect
Aprendendo Arte
Dança e Teatro
Music - Guitar
learning art
English
Aperfeiçoar
Text production
Aperfeiçoar
Sport
learning art
perfect
Professional Training
First job
Young Apprentice Program
Proverbs 22:6
TEACHES CHILD
O WAY WHERE SHOULD YOU WALK,
AND EVEN WHEN YOU ARE OLD,
DON'T TURN AWAY FROM HIM!
WE
"We believe that the children of today will be the leaders of tomorrow. As an ongoing mission to strengthen the youth of our community,THE COOPERATIVE HANDprovides a nurturing environment for children to reach their potential as we believe they all need a safe place where they can be children and grow at the same time."
Location - Socio-educational Project
Rua Riomar Tapajós Virgulino Lages, nº 543, Bela Vista, CEP 68180-430, Itaituba - Pará
Socioeducational Project A Mão Cooperadora
Educating for the Future
PARTNERS
LOCALIZATION
Av. Tapajós Virgulino Lages, nº 543,
Bela Vista neighborhood
Itaituba-Pará - Brazil
Website: www.amcamazonia.com
E-mail: amc.amazonia@gmail.com
CONTACT US
Secretary
OPENING HOURS
Segunda - Sexta _cc781905- 5cde-3194-bb3b-136bad5cf58d_ _cc781905-5cde-3194-bb3b- 136bad5cf58d_
8:00 am - 12:00 pm
14:00 -18:00
_cc781905-5cde-3194 -bb3b-136bad5cf58d_